6 bons motivos para você incluir as frutas na sua rotina.


 

Você pode se perguntar: o que as frutas têm de tão importante para a minha saúde?

Elas têm muito a lhe oferecer, por isso é bom ter uma maior intimidade com esses alimentos, pois é a partir deles que você pode prevenir diversas doenças e melhorar o relacionamento com o seu organismo.

As frutas são alimentos que contem uma diversidade de nutrientes e água capazes de regular muitas funções no organismo, além disso, são pobres em gorduras, sódio e pouco calóricas.

Conheça um pouco mais sobre as suas vantagens:

1. As fibras contidas em diversas frutas contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo problemas de constipação quando incluídas na alimentação juntamente com uma boa ingestão de água. Também estão relacionadas à diminuição das taxas do colesterol e menor risco de doenças cardiovasculares. Frutas abundantes em fibra: pera, amora, kiwi, abacate e açaí.

2. As frutas cítricas, como a laranja, tangerina, limão, abacaxi e acerola são ricas em vitamina C: que auxilia dos processos de defesa do organismo, na reparação e cicatrização de tecidos, proteção dos dentes e gengiva, além de combater os radicais livres que danificam as células saudáveis, ocasionando doenças.

3. Alguns sais minerais são essenciais ao organismo, como o potássio, que atua na tonicidade dos músculos (inclusiva na contratilidade cardíaca), regula a pressão sanguínea e a função renal. Este é encontrado em abundância na banana, morango, ameixa e pera.

4. As vitaminas do complexo B atuam no metabolismo de enzimas, na saúde da pele e da visão, além de ser importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e na estimulação do apetite, principalmente as vitaminas B1, B2, B3 e B6, presentes no melão, laranja, banana, goiaba e pera.

5. As substâncias antioxidantes são capazes de neutralizar substâncias naturalmente produzidas no nosso organismo decorrente de reações metabólicas e que contribuem para o envelhecimento e danos celulares. Os antioxidantes são provenientes principalmente das frutas e são responsáveis pela diminuição dos riscos de câncer. Exemplos de frutas: limão, laranja, melão, morango, uva, ameixa, pera, banana e maçã.

6. As frutas possuem baixa taxa de gorduras e carboidratos, além de ser constituída principalmente por água, o que as torna pouco calóricas, sendo atraentes para quem quer perder alguns quilos saudavelmente.

Para facilitar a adequação desses alimentos em sua dieta você pode optar por tomar sucos naturais, incluir frutas nas refeições ou até mesmo transformá-las em lanche entre as principais refeições do dia. É interessante variar as frutas do cardápio, pois cada uma possui uma constituição nutricional diferente, então nada melhor que obter uma boa quantidade de cada nutriente essencial para o organismo sem enjoar de um só fruto.