10 exercícios físicos ao ar livre para idosos


 

Quando chega a terceira idade, as pessoas muitas vezes têm mais dificuldade em encontrar atividades ao ar livre que podem aproveitar para os exercícios diários e o lazer. O movimento e mobilidade ao ar livre tem muitos benefícios para o corpo humano, por isso é importante às as pessoas de todas as idades participarem de atividades ao ar livre para melhorar e manter a saúde e perfeito estado. E as melhores atividades ao ar livre para a terceira idade são bem diversificadas. Listamos 10 delas para você escolher um desses exercícios físicos para idosos.

 

Exercícios físicos ao ar livre para idosos: pesca

A pesca é uma das melhores atividades físicas para os idosos. Não só lhes permitem passar algum tempo ao ar livre, mas também lhes dá a oportunidade de, potencialmente, pegar algo para levar para o jantar. A pesca também permite que os idosos passem o tempo com a família e amigos. Com ótimos lugares para pesca em todo o país, é fácil encontrar um perto da sua casa. É recomendável que o idoso saiba nadar ou faça também natação, pois com a pesca pode ocorrer o risco de afogamento.

 

Exercícios ao ar livre para emagrecer: passeio para idosos!

Caminhadas em passeios ao ar livre podem ser muito úteis. Além de ser um tipo de exercício, caminhar pelo bairro ou em um parque pode permitir que idosos façam novos amigos, percebam as mudanças no bairro, e desfrutem de alguma luz solar e ar fresco. Ter uma companhia enquanto passeia é recomendado, pois evita que as caminhadas diárias se tornem monótonas.

 

Exercícios para idosos: jardinagem

Jardinagem é um passatempo popular para pessoas de todas as idades. O plantio de hortaliças e flores no quintal e os cuidados dados a eles pode ser uma atividade muito divertida. Ao mesmo tempo, colher os legumes e flores frescas de seu próprio jardim pode ser gratificante. O tamanho do jardim, no entanto, não deve ser muito grande. Afinal, jardinagem para idosos deve ser mais um hobby do que um dever. Se o jardim é grande, algum tipo de assistência deve ser oferecido, como um jardineiro ajudante, talvez.

 

Por que idosos devem caminhar ao ar livre

 

Uma caminhada para idosos em um parque pode ser uma das melhores atividades para passar um tempo com amigos, familiares, ou mesmo para apenas se conectar com a natureza. 

 

Golfe para idosos

O golfe pode é um esporte e um passatempo favorito para muitos. A concentração, habilidade e paciência necessária para jogar este jogo é imensa, e idosos apreciarão o desafio. Natação e bocha ao ar livre também são boas atividades.

 

 

Exercícios com academia ao ar livre

As academias ao ar livre estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil, e fazem parte da rotina saudável de muitas pessoas. Espalhadas pelas cidades, são alguns aparelhos simples, sem carga de peso, para exercícios de musculação e aeróbica simples. Perto dos aparelhos há instruções sobre como usá-los, mas é recomendado consultar um educador físico sobre como fazer os exercícios corretamente e evitar lesões.

 

Fotografia da natureza

É maravilhoso ver e ouvir o canto dos pássaros, e pode ser divertido capturar estes lindos animais em câmera. Tirar fotografias da natureza é ótimo não só para os amantes da natureza, mas também para os idosos. Não apenas as aves e animais selvagens podem ser capturados em fotografias: as marés dos oceanos, as estrelas, o nascer e o pôr do sol, são belos espetáculos dos quais podem ser tiradas belas fotografias. Tudo que é necessário é uma câmera decente. O exercício todo está nas caminhadas para as fotografias, o posicionamento da câmera, a procura pelos animais, e mais.

 

Piqueniques

Ter refeições no ar livre pode ser uma experiência agradável. Naturalmente, esta atividade ao ar livre pode ser combinada com qualquer das outros atividades nesta lista. A chave para o sucesso com este exercício ao ar livre está na escolha de um local adequado, e a apreciação de locais diferentes. Ir para o mesmo banco no parque pode se tornar chato depois de um tempo, então caminhe até uma colina para ter um piquenique com vista para a cidade abaixo, que pode valer todo o esforço (e ainda queimar umas calorias a mais).

 

Jogos de quintal

Há muitos jogos que podem ser jogados no quintal incluindo:

Frisbee

Dardos

Voleibol

Badminton

Arco e flecha

Jogo de argolas

 

Para os mais idosos, é também uma oportunidade de se reconectar com a infância, e as brincadeiras saudáveis dessa época.

Mesmo os mais idosos podem desfrutar de um bom passeio de bicicleta. O cuidado aqui é com as quedas, mas isso pode ser prevenido e remediado com os equipamentos de proteção básicos para os ciclistas. Talvez, até rodinhas nas rodas traseiras.

 

Soltar pipa

Parques e áreas mais isoladas são ideais para essa atividade, longe de fios da rede elétrica, é claro. É uma atividade divertida, e um passatempo que idosos podem aproveitar para relembrar da infância.

Enquanto algumas das atividades listadas acima podem ser apreciadas sozinho, fazer exercícios com uma companhia é geralmente benéfico, ou uma oportunidade de se conectar melhor com os amigos e a família.