Brincadeiras para descontrair idosos


 

Além de proporcionar momentos agradáveis de descontração, as brincadeiras com idosos também podem ser utilizadas para trabalhar de forma prática nos estímulos da área psicológica, física e mental. Integração social, coordenação motora e capacidade de raciocínio são alguns pontos-chave que podem ser observados através dasbrincadeiras com idosos, o que pode ajudar a diagnosticar possíveis problemas de saúde de diferentes origens, e também auxiliar em diversos tipos de tratamentos.

Proporcionar momentos alegres e felizes é um dos fatores mais importantes para que o idoso consiga ter uma velhice sadia e confortável, motivando-o a viver sua vida de modo mais relaxado, tranquilo e de bom humor, sem se prender a tantos detalhes com menos importância.

 

Brincadeiras com idosos com foco na integração social

O convívio social é muito importante para que o idoso não se sinta sozinho e muitas vezes deprimido. A dinâmica do gelo consiste em estimular a integração social, a capacidade de ouvir, prestar atenção, reter informação e aprender controlar a ansiedade.

Após formar um círculo com os participantes, entregue algum objeto que possa determinar a vez de quem irá jogar. Quem estiver com o objeto deverá dizer seu nome e uma curiosidade a seu respeito. Após a participação de todos deve-se iniciar a segunda rodada que exigirá um pouco mais de concentração. Dessa vez, quem passar o objeto deverá dizer o nome da pessoa e o que ela falou na primeira rodada. Em caso de dificuldade, pedir ajuda aos demais participantes.

 

Brincadeiras com idosos buscando melhoria da coordenação motora

Existem muitas dinâmicas e brincadeiras simples que podem estimular a prática de exercícios físicos para melhorar a coordenação motora dos idosos. Massinhas de modelar, trabalhos artesanais, atividades relacionadas à dança, esportes, ou seja, toda e qualquer atividade que proporcione a movimentação corporal. O importante é fazer com que asbrincadeiras com idosos sejam sempre feitas em grupo, buscando estimular o contato com outras pessoas.

Além de ajudar na coordenação também é uma forma agradável de descontração promovendo o trabalho em equipe.

 

Brincadeiras com idosos para o exercício da mente

Os jogos voltados para o exercício mental são muito importantes para prevenção contra a perda de memória e diminuição da capacidade de entendimento, algumas vezes se tornando grandes desafios de lógica e raciocínio.

Dentre os exemplos mais comuns de brincadeiras com idosos voltados para atividades que estimulem a mente estão xadrez, bingo, cartas, jogo da memória e palavras cruzadas. A maioria destas atividades envolve o raciocínio com base em estratégias, oferecendo inúmeros benefícios como melhora da concentração, maior agilidade ao agir e tomar decisões, renovação da memória, entre muitos outros.

 

Benefícios gerais das brincadeiras com idosos

A terceira idade é uma fase da vida em que a pessoa deve se sentir feliz e bem com ela mesma. Oferecer momentos felizes com diversos tipos de dinâmicas, jogos e brincadeiras com idosos é essencial para a melhoria de diferentes áreas relacionadas ao corpo e a mente, potencializando características ou inibindo surgimento de doenças, resultando na melhora da autoestima e consequentemente da qualidade de vida.

 

Veja também:
A verdadeira função de um hotel geriátrico
6 passos para se tornar um idoso saudável
A importância da caminhada na terceira idade
Como manter sua casa segura para idosos