Fisioterapia


Casa de repouso ribeirão preto - Reviver

Possuímos atendimento de fisioterapia diariamente, de segunda a sexta-feira.

O Trabalho desenvolvido com os nossos pacientes, tem como objetivo recuperar, readaptar e reabilitar suas habilidades motoras e respiratórias que regridem com o processo de envelhecimento.

O atendimento será realizado, no mínimo, 2x por semana e, no máximo de 5x, de forma individual.

 

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA


Com o crescimento mundial da população idosa, a preocupação em relação à capacidade funcional vem surgindo como novo destaque para a estimativa da saúde desse segmento etário. Isso gera maior probabilidade de ocorrência de doenças crônicas e, com isso, o desenvolvimento de incapacidades associadas ao envelhecimento.

O objetivo da Fisioterapia é de melhorar a qualidade de vida e a capacidade funcional desses idosos, prevenindo as limitações que estão associadas com o processo do envelhecimento.

 

Para tanto, trabalhamos com:
 

- Reabilitação Motora ou Ortopédica;

- Reabilitação Neurológica;

- Reabilitação Cardio-Pulmonar.

 

Tratamento:

- Exercícios visando o fortalecimento e alongamento da musculatura esquelética;

-Exercícios visando fortalecimento da musculatura respiratória, exercícios para remoção de secreção pulmonar; exercícios para reexpansão pulmonar;

- Exercícios que visem à melhora do retorno venoso (exercícios metabólicos) e Drenagem Linfática na região edemaciada.

- Exercícios visando à melhora da capacidade funcional e a independência motora (estimular a marcha, treinar equilíbrio).

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA

A fisioterapia atua na reabilitação de doenças neurológicas, cardiopulmonares e ortopédicas deste o estágio inicial até os estágios finais da doença.

Nos casos mais avançados, onde os pacientes são confinados ao leito, a fisioterapia atua com exercício passivos de mobilizações articulares e alongamentos musculares, afim de evitarmos possíveis contraturas e deformidades, além de exercícios metabólicos para melhora da circulação vascular e exercícios cardiopulmonares passivos, afim de evitarmos acúmulos de secreção brônquica pulmonar, levando a um quadro de pneumonia.


Nos casos iniciais da doença, ou até mesmo idosos saudáveis, a fisioterapia atua na manutenção da força muscular global, flexibilidade muscular e no ganho de condicionamento cardiopulmonar, através de exercícios ativos com resistência (caneleiras, pesos, alteres), treino de equilíbrio e marcha, exercícios proprioceptivos e caminhadas visando à manutenção e o aumento do condicionamento físico desses idosos, tendo como consequência, um aumento da qualidade de vida.


Veja mais: Conheça nossas instalações | Saiba mais sobre cuidados e saúde de idosos | Trabalhe Conosco